16 de julho de 2009

75% dos professores da rede municipal de ensino não têm diploma na Bahia

. 16 de julho de 2009

O Diretor Geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Penildon Silva Filho, visitou o sul da Bahia para divulgar o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica que contempla ações de valorização dos educadores. Um dos principais itens da agenda foi a Plataforma Paulo Freire, desenvolvida para criar um elo entre os educadores e o ensino superior. “Na rede estadual de ensino, na Bahia, no universo de 46 mil professores, 7 mil não têm curso superior ou atuam em área diversa da sua formação. Na Plataforma o educador poderá escolher o curso de que necessita, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus dados”, explicou.
Na passagem pela região, o diretor do IAT esteve na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que atuará como unidade formadora, e conversou também com os gestores da 6ª. Diretoria Regional de Educação (Direc-Ilhéus), Ednei Mendonça e da 7ª. Diretoria Regional de Educação (Direc-Itabuna), Miralva Moitinho. “O cuidado com a formação dos educadores na Bahia está entre as linhas que diferenciam nossa política de governo, a exemplo do que acontece também com a gestão democrática, a alfabetização e a educação profissional”, destaca Ednei Mendonça. Todas as 33 Direc serão orientadas sobre as formas de divulgação dessas informações aos educadores da rede. O prazo para cadastramento na Plataforma vai até o fim de julho.
A necessidade de qualificação dos professores baianos é ainda maior na rede municipal de ensino, segundo Penildon Filho, onde dos 70 mil professores cadastrados 75% não possuem curso superior. Ao todo o governo vai oferecer 56 mil vagas para formação. Numa primeira etapa, que se inicia já em agosto, a oferta é de 20 mil vagas para os professores já cadastrados na Plataforma Paulo Freire. 300 dos 417 municípios da Bahia já aderiram ao programa. O governo espera que, desta vez, a intenção seja concretizada, já que estava prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação, que esta meta deveria ter sido atingida em 2007.

0 comentários:

Postar um comentário