16 de novembro de 2009

Bahia - Uma breve panorâmica

. 16 de novembro de 2009


A Bahia tem 1 200 quilômetros de litoral e quase 300 praias. Muitas lindas, algumas ainda selvagens, outras badaladas. De tempos em tempos, uma delas costuma estourar. É um fenômeno fácil de se identificar. Surgem pousadas charmosas, abrem-se restaurantes descolados, criam-se complexos de resorts, e uma vila de pescadores vira point da moçada. Não é raro que essas explosões aconteçam em sequência, como foi em Arraial d'Ajuda, Trancoso, Espelho e Caraíva. Às vezes, o fenômeno é tão fulminante que atinge, de uma só vez, um trecho inteiro de areia, como em Itacaré e Maraú.


A grande vantagem das praias da Bahia é que a explosão de uma não ofusca o brilho das demais. O "descobrimento" de Boipeba não tirou nem um pouco da graça de Morro de São Paulo e de nenhuma outra praia da Costa do Dendê. Nem a Praia do Forte, no litoral norte, perdeu seu encanto com a inauguração dos resorts na vizinha Sauípe. É por isso que, a cada ano que passa, a Bahia fica ainda mais bonita e interessante, apesar de nunca perder o velho charme, encontrado em Salvador, no seu famoso Carnaval e no histórico Pelourinho.

Aqui o sol dura o ano inteiro, inclusive em julho, de norte a sul do estado. Para completar o cenário, no coração da Bahia pulsa um mundo de natureza. A Chapada Diamantina reserva mais de 152 mil hectares de chapadas, vales, cânions, rios e cachoeiras.

1 comentários:

Linda disse...

Boa noite! quero parabeniza-lo pela reportagem tao interesante e ainda dizer que admiro o trabalho que voce faz aqui; que de um lado fala sobre a natureza nessa regiao mas de uma forma indireta tambem contribuir para o turismo. Eu espero que cada um de nos tenha mais cuidado e respeito com o meio ambiente para que no futuro essa regiao continue tao linda com agora.
Um abraço

Postar um comentário