O piloto brasileiro de Fórmula-1 Felipe Massa, que sofreu um acidente no sábado durante o treino oficial para o Grande Prêmio da Hungria, foi submetido na manhã desta segunda-feira a uma nova tomografia. Segundo fontes médicas, assim como no exame de domingo ele reagiu bem aos estímulos, e depois voltou a ser sedado. Os médicos afastaram a possibilidade do piloto ficar cego.
No domingo o estado de Felipe Massa foi considerado estável, informaram médicos e a Ferrari. O diretor da equipe, Stefano Domenicalli, disse a jornalistas no Hospital Militar Central de Budapeste que não houve "complicações durante a noite". O piloto brasileiro continuará mantido sob efeito de sedativos nas próximas 48 horas.
Se continuar melhorando, Massa deve ser transferido para a clínica Pitié-Salpêtrière, do Dr. Gerard Saillant, em Paris. O médico francês já cuidou de Michael Schumacher em 1999, quando ele quebrou a perna em um acidente em Silverstone, e de Ronaldo Fenômeno, que dedicou os dois gols marcados na final da Copa do Mundo de 2002 ao francês.
Na manhã de domingo, Massa foi submetido a outra avaliação médica. De acordo com o médico brasileiro Dino Altmann, que está na capital húngara acompanhando o atendimento ao piloto da Ferrari, o exame apresentou evolução no quadro de saúde de Massa...
- O neurologista (que está cuidando do piloto da Ferrari) me contou que houve melhora em relação ao exame de ontem (sábado à noite), e as coisas estão evoluindo de maneira positiva - declarou Dino Altmann em entrevista à TV Globo, afirmando também que não vê risco de morte no caso nem perigo de sequelas na visão do piloto, de 28 anos.
Altmann também informou que Massa respondeu a estímulos, no momento em que os médicos retiraram a sedação para a realização de novos exames. Embora o médico Dino Altmann não veja risco de morte no caso de Massa, os médicos que o acompanham no hospital ainda pedem cautela na avaliação.
Durante o treino classificatório de sábado, Massa sofreu uma concussão e um corte de oito centímetros na altura do supercílio esquerdo após o choque de uma peça , possivelmente uma mola, do carro de Rubens Barrichello contra seu capacete. Ele foi submetido a uma cirurgia, que durou uma hora, para a retirada de fragmentos ósseos na altura do supercílio esquerdo e permanece internado na UTI do hospital.
Massa foi atingido pela viseira, que se quebrou com o impacto
Segundo um dos boletins médicos, o resultado dos exames não revelou lesão neurológica. Mais cedo, Massa foi acordado e voltou a ser sedado.
O piloto não disputou o GP deste domingo, vencido pelo inglês Lewis Hamilton . De acordo com a TV Globo, a família de Massa - esposa e os pais - chegou à Hungria neste domingo para acompanhar a recuperação dele.
Pilotos comentam o acidente com Massa
Equipamento básico de segurança dos pilotos, o capacete não é garantia absoluta de proteção. Semana passada, em uma prova de Fórmula-2 na Inglaterra, o britânico Henry Surtees, de 18 anos, morreu após ser atingido na cabeça por um pneu que se soltou de outro carro durante a corrida. O jovem piloto era filho do ex-campeão de F-1 John Surtees...

0 comentários:
Postar um comentário